Gestão Empresarial

Estratégias e métodos de gestão para obtenção de vantagens competitivas

Gestão de custos

A adequada apuração, análise, gerenciamento e controle dos custos de produção, comercialização e de serviços, são preocupações constantes dos empresários e gestores das organizações. Seus reflexos afetam diretamente o resultado da empresa e envolvem questões de competitividade e estratégias comerciais.

O planejamento dos custos deve apresentar o ponto de equilíbrio da operação empresarial à gestão, demonstrando a real margem de contribuição de seus produtos e serviços e ainda permitir de forma prática o monitoramento estratégico eficaz, proporcionando informações de máxima relevância para a formação de preços e para o planejamento estratégico de mercado, tornando a empresa mais competitiva e gerando segurança em seus negócios.

Controladoria

Num cenário de transformações e mudanças contínuas, existe a necessidade cada vez maior das empresas obterem vantagens competitivas. Para acompanhar essas mudanças, a Controladoria apresenta-se como ferramenta indispensável de gestão.

Profissionais especializados promovem e utilizam tecnologias da informação para compilar as informações geradas e distribuí-las, auxiliando assim a administração na tomada de decisões.

Gestão Econômica e Financeira

O Diagnóstico Econômico e Financeiro – DEF – é uma ferramenta capaz de apontar às empresas oportunidades de ganho. O processo é feito através da avaliação e análise das demonstrações financeiras e gerenciais visando a potencialização dos resultados pretendidos.

O relatório permite que a empresa identifique, de imediato, pontos a serem melhorados por meio da sinalização dos índices financeiros críticos. Isso possibilita avaliar possibilidades de ganho. A grande vantagem obtida pela utilização do DEF é que, além de conhecer
melhor o seu desempenho econômico-financeiro, a empresa pode identificar desvios nos processos, advindo a um sistema de gestão mais aprimorado.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico pode ser tratado como uma ferramenta que possibilita um processo contínuo de interação da empresa com seu ambiente, capaz de estabelecer seus objetivos e identificar suas potencialidades, além de orientá-la no aproveitamento de todos Os seus recursos disponíveis.

A atuação da Recon visa possibilitar o direcionamento dos empresários a criarem uma visão estratégica de seu negócio, de formular estratégias deliberadas por meio de processos sistematizados e racionais, para compreender as particularidades das empresas, assimilando elementos essenciais do planejamento estratégico para alcançar resultados satisfatórios as suas ambições de
mercado.