Ética e compromisso com os serviços prestados
Assessoria e Consultoria Tributária
Para manterem-se competítivas no mercado globalizado, as empresas precisam reduzir legalmente um dos seus maiores custos – os tributos – por meio de uma competente gestão tributária, adequando aos procedimentos fiscais vigentes.
A realidade brasileira mostra que o planejamento tributário não pode mais ser tratado unicamente como um direito das empresas, mas sim como uma rotineira obrigação administrativa.
Nossos serviços na Gestão Tributária visam os seguintes procedimentos:
- Análise dos procedimentos e rotinas administrativas, com revisão das bases de cálculo e dos valores dos tributos pagos, avaliando sua adequação legal;
- Análise -Estruturar uma Consultoria fiscal permanente;
- Assessorar a empresa no cumprimento das obrigações principais e acessórias que envolvem a área tributária;
- Planejar para que as decisões e procedimentos tenham o tratamento fiscal adequado;
- Identificar as melhores oportunidades fiscais e explorar as alternativas;
- Formalização dos Arquivos Digitais (SPED FISCAL E CONTÁBIL, EFD-PIS/COFINS);
- Assessoramento técnico em demandas administrativas e Judiciais.
- Realizar um Planejamento tributário adequado às necessidades do cliente;
- Reorganizar societariamente a empresa;
- Buscar benefícios e subvenções legais;
- Revisar os procedimentos fiscais;
- Escrituração Contábil Fiscal - ECF;
- Recuperação de Tributos;
- Revisão e Ajuste nos Cadastros dos Produtos (CST, NCM, ICMS, IPI,PIS e COFINS)
Recuperação de Créditos / Tributários e Incentivos Fiscais
A complexidade do Sistema Tributário Nacional, aliado a vinte e sete regulamentos de ICMS Estaduais, torna excessivamente complexa a gestão tributária, que na atualidade contempla um número excessivo de tributos. As cobranças antecipadas e a elevação contínua da carga tributária, em conjunto, desestimulam o investimento, podem acarretar na falência de diversas empresas.
Neste contexto, a gestão dos tributos é uma ferramenta de administração indispensável para que o empresário apure e pague de forma correta as exigências fiscais. A Recuperação de Créditos Tributários e Incentivos Fiscais, adentram no Planejamento Tributário das organizações como um fator de competitividade e até mesmo como uma questão de sobrevivência empresarial, constituindo uma nova modalidade de gerenciamento que deve ser adotado por todas as empresas.
A Recuperação de Créditos Tributários e Incentivo Fiscais, pauta-se nas ferramentas de planejamento tributário, que dentre outros, tem como objetivo a adequação do contribuinte a uma correta tributação, bem como o exercício de práticas legais que buscam redução do custo real das exigências fiscais cobradas. São instrumentos deste trabalho procedimentos administrativos, medidas judiciais e, ainda, a aquisição de ativos com valor de moeda, tudo visando ao reconhecimento de legalidade e ilegalidades não observadas pelo Estado.
Utilizando-se de uma análise contábil dos registros e peculiaridades de cada empresa é possível identificar créditos tributários e redução de passivo, seja pela apuração de pagamentos indevidos ou pela prática de cobranças indevidas pelo credor fiscal. Além disso, temos os casos em que o saldo credor nos períodos é superior ao saldo devedor, acumulando valores em conta gráfica, sendo estes valores passíveis de restituição em conta ou para serem utilizados como compensação de tributos, previdenciário ou não previdenciário.
Os trabalhos desenvolvidos pela RECON nos últimos 15 anos, permitem revisar todos os lançamentos e pagamentos fiscais dentro dos períodos estipulados em lei em todas as esferas de governo, com o intuito de gerar informações que forneçam subsídio factível a pedidos de reconhecimento de créditos tributários em prol da empresa.
Na busca pela redução dos custos e maximização dos resultados, as organizações devem buscar enquadramento nos incentivos fiscais cabíveis a sua operação. Nossa análise especializada permite a implementação de um regime de economia dos custos tributários envolvidos na atividade operacional a curto, médio ou longo prazo, conforme o procedimento de recuperação adotado.